quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Ainda falando a respeito da Idolatria

Idolatria

Com certeza, Maria, mãe de Jesus, foi um instrumento, para dar a luz o Filho de Deus, por ser uma mulher justa e santa, mas não podemos esquecer de José, marido de Maria: "E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo" Mateus 1.16. Isso completa o ciclo da genealogia de Jesus Cristo (Mateus 1.1-17). Tanto Maria como José não podem jamais ser idolatrado, venerado ou adorado. Eram pessoas comuns, mas justas, santas e tementes a Deus. Instrumentos que Deus escolheu. O PRINCIPAL é o Senhor e Salvador Jesus Cristo, sendo Deus-Filho que desceu à Terra em figura de homem, que jamais pecou, blasfemou, mentiu, e jamais cometeu um erro, nem em ação, atitude ou em palavras, jamais houve dolo em sua boca, jamais transgrediu, ou disse um palavrão (palavra obscena). O Senhor Jesus Cristo cumpriu sua missão na Terra.
Idolatria vai além de só adorar santos católicos (como dizem), ou santinhos, por exemplo, idolatrar pai e mãe, filho e filha, também é idolatria. Colocar pai e mãe como primeiro em sua vida, sendo que Deus-Pai, é que deve ficar em PRIMEIRO em nossas vidas, colocar marido ou mulher, em primeiro lugar, isso é idolatrar, por que é amar mais do que Deus, é honrar mais do que Deus. Todo ser humano é falho, errante, imperfeito, pecador, é de carne e osso e sangue. Não somos Deus, somos feituras de Deus criaturas de Deus ou filhos e filhas de Deus. Amar e adorar uma figura de qualquer espécie, é também idolatria. Abaixo segui o significado de Idolatria:

1. Idolatria: Adoração a ídolo. Junção de ídolo, mais latria - adoração.

Deixar de adorar o verdadeiro Deus, para adorar ídolos; feito de barro, pau, pedra, ferro, cobre, prata, ouro, enfim! Os ídolos não falam, não ouvem, não veem não sentem, não andam e não podem salvar!!!!!

2. Idolatria: Prestar culto, ou seja, adorar, reverenciar e crer em uma outra entidade qualquer que não seja o DEUS criador de todas as coisas. Deus condena tais atos. 

Deuteronômio 4.15,19 "Guardai, pois com diligência a vossa alma, pois semelhança nenhuma vistes no dia em que o SENHOR, o vosso Deus, em Horebe, falou convosco, do meio do fogo; para que não vos corrompais e vos façais alguma escultura, semelhança de imagem, figura de macho ou fêmea;...."

3. Idolatria: É dar atributos de Divino a qualquer objeto, coisa ou pessoa como se tais fossem Deus e adorá-los como tal. 

Simbologia difere em muito de idolatria o que popularmente acabam dando o mesmo significado para termos que se diferem. Simbolizar o sagrado e divino não é o mesmo que ser sagrado e divino. Imagens por exemplo pode ser símbolos ou ídolos dependendo da dimensão que ela assume diante daquele que a tem. Posso ter uma imagem e não ser idólatra como também posso ter e ser. Idolatria , simbologia e arte são três coisas que devem ser definidas do ponto de vista de um dicionário teológico e não do ponto de vista de um dicionário semântico.

4. Idolatria: Do latim eclesiástico "idolatriae", do grego "eidolatres", de "eidolon", imagem, e "lautreuein", adorar:

1) adoração ou culto a imagens ou esculturas, sejam representativas de entidades sobrenaturais ou reais; 
2) sentido figurado: amor exagerado, excessivo; dedicação desmedida, sem raciocínio, a pessoas, artistas ou entidades, clubes (times) esportivos; 
3) amar a algo ou alguém (por exemplo o chefe, a profissão, o trabalho, a casa, o carro etc...) mais do que à Deus.

1) "A superstição, idolatria e hipocrisia são muito bem remuneradas, mas a verdade continua mendigando." (Martinho Lutero);
2) "Paulus autem cum Athenis eos expectaret incitabatur spiritus eius in ipso videns idolatriae deditam civitate." (Acts of the Apostles 17.16).
Tradução: "Enquanto Paulo os esperava em Atenas, revoltava-se nele o seu espírito, vendo a cidade cheia de ídolos."
Na versão João Ferreira de Almeida - Edição Revista e Atualizada (RA): "Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se revoltava em face da idolatria dominante na cidade." (Atos 17.16).

5. Idolatria: Culto prestado a criatura ao invés do criador, seja como culto a Deuses pagãos ou a imagens que representem o Senhor.

Dar lugar a cantores(as) e artistas e te-las como ídolos é um tipo de Idolatria.

6. Idolatria: Amor excessivo por ídolo.

A idolatria dela por ele é abusiva.

7. Idolatria: Ato de adorar, cultuar algo.

É muito comum hoje em dia idolatrar pessoas famosas, atores, cantores, apresentadores, escritores, artistas em geral. Pode aparentar saudável, mas também é idolatria.

O quê diz a Palavra de Deus:

Mateus 6.24:
"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro..."

Mateus 10.37,38:
"Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;  e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim."

Mateus 12.46-50:
"Falava ainda Jesus ao povo, e eis que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-lhe.
E alguém lhe disse: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar-te.
Porém ele respondeu ao que lhe trouxera o aviso: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?
E, estendendo a mão para os discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos.
Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário: