O Deus-Filho Senhor Jesus Cristo

Como a Bíblia revela a humanidade do Senhor Jesus Cristo?

A Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, o Filho Eterno de Deus, o Verbo que se fez carne (João 1.14) e viveu na terra como Jesus Cristo, o Deus-homem, não nos é possível compreender plenamente, como uma Pessoa pode ser ao mesmo tempo Deus e homem, mas a narrativa bíblica da vida do Senhor Jesus demonstra de maneira clara e transparente, que n'Ele se achavam reunidas as naturezas divina e humana.
Na ressurreição de Lázaro, por exemplo, Ele se afligiu e chorou com as irmãs enlutadas, mostrando assim a Sua natureza humana, e como Deus, Ele ressuscitou Lázaro dentre os mortos. O Senhor Jesus Cristo, desde a eternidade, é Deus e O será para sempre. Como Filho de Deus se fez homem ao encarnar, ou seja, revestiu-se de corpo e alma humano, tendo milagrosamente nascido da virgem Maria pelo poder do Espírito Santo. É claro, que Maria deixou de ser virgem após o nascimento de Jesus, tendo em vista, ter gerado outros filhos conforme (Mateus 12.46,47)! Entretanto, o Senhor Jesus deixou Sua glória divina e viveu na terra, como homem entre os homens. No entanto, Ele nunca deixou de ser Deus.
Ele foi Deus e homem ao mesmo tempo (Filipenses 2.5-8). Ele ressuscitou dentre os mortos e ascendeu aos Céus onde está sentado à direita do Deus-Pai, intercedendo por nós (Romanos 8.34; Hebreus 10.12).

Como a Bíblia mostra a divindade do Senhor Jesus Cristo?

A Bíblia apresenta muitas provas da divindade de Jesus Cristo:
  1. Repetidas vezes, os autores sagrados O chamam de Deus. (Isaías 9.6; João 1.1; 20.28; Atos 20.28; Tito 2.13; 2 Pedro 1.1 e João 5.20);
  2. A Bíblia Lhe confere poderes e atributos que correspondem somente a Deus:
  • a) Existência eterna - (Isaías 9.6; Miqueias 5.2; João 1.2);
  • b) Onipotência - (Mateus 28.28; Apocalipse 1.8);
  • c) Onipresença - (Mateus 18.20; 28.20);
  • d) Onisciência - (João 2.24-25);
  • e) Imutabilidade - (João 16.15; Colossenses 2.9; Hebreus 13.8).
A Bíblia declara que Ele faz obras que unicamente Deus pode realizar:

            a) Criação
            (João 1.3,10; Colossenses 1.16);

            b) O governo do mundo
            (Hebreus 1.3; Isaías 9.6);
            
            c) Perdoar pecados
            (Mateus 9.2; Colossenses 3.13);
            
            d) Ressuscitar mortos
            (João 5.28,29);

            e) Julgamento do mundo
            (João 5.26,27; Atos 10.40-42).

A Bíblia declara que a Ele deve ser prestado culto, o que somente a Deus é permitido:

            a) Os apóstolos O adoraram
            (Lucas 24.52; Apocalipse 1.5,6);

            b) Os anjos O adoram
            (Hebreus 1.6; Apocalipse 5.11,12);

            c) Todas as criaturas devem adorá-Lo
            (Apocalipse 5.13).
  1. As Escrituras Sagradas mostram que o Senhor Jesus fez declarações tão grandiosas em relação a Si mesmo, que só Deus poderia fazer:
            a) Ele declarou claramente que era Deus
            (João 5.23; 10.30; 14.10);

            b) Pedia a quem O seguisse tal amor e serviço que de direito, só poderiam ser prestados a                     Deus
            (Mateus 10.37,38; 16.25; Lucas 14.26).

Quais são os nomes e títulos dados ao Senhor Jesus Cristo, no Novo Testamento, que revelam a Sua natureza e trabalho?

  1. Jesus - significa "Salvador". (Mateus 1.21);
  2. Cristo - em hebraico significa "Messias" e em grego "O Ungido de Deus". (Mateus 16.16; João 1.41);
  3. Emanuel - que significa "Deus conosco". (Mateus 1.23);
  4. O Senhor - que no Novo Testamento corresponde a Yhwh do Antigo Testamento Um dos nomes de Deus. (Lucas 2.11; Filipenses 2.11);
  5. O Verbo - que significa em grego "A Palavra". É uma designação que mostra o Senhor Jesus como Aquele que revela Deus ao mundo. (João 1.1,14; Apocalipse 19.13);
  6. O Filho de Davi - é o Seu nome judaico, caracterizando a Sua descendência do rei ideal de Israel, a quem foi prometido um Reino Eterno. (Mateus 9.27; 21.9);
  7. O Filho do Homem - Esse título significa que Sua relação com a humanidade era sobrenatural e única. Era um título que se aplicava pelos romanos ao Imperador, significando também "o maior entre os homens". (Marcos 8.38; Lucas 19.10);
  8. O Filho de Deus - É aplicado com profunda reverência, tanto pelos outros quanto por Ele mesmo (Mateus 26.63,64; João 9.35-37). Indica a Sua relação única com Deus num sentido mais elevado do que se entende quando alguém é chamado de filho de Deus. (Mateus 3.17; Marcos 5.7; Lucas 1.35; João 16.28; 17.5; Atos 9.20; Romanos 8.3; 1 João 4.9).
Por que o Senhor Jesus Cristo teve que vir ao mundo morrer por nós?

Deus é perfeitamente Santo e Puro. N'Ele não há um mínimo de erro. Para se ter comunhão com Ele é necessário ter a Sua natureza pura e santa. Daí a razão pela qual o Senhor criou o ser humano, Ele o criou à Sua imagem e semelhança.
Se ele pecasse, então, perderia essa imagem e semelhança de Deus e não poderia mais estar na Sua presença. Além disso, está escrito na Lei de Deus:

"...a alma que pecar, essa morrerá."
Ezequiel 18.4

Isto é, estará eternamente separada do Criador. Mas por outro lado, também está escrito que "sem derramamento de sangue não há remissão." (Hebreus 9.22). Por quê?

"Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas: porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida."
Levítico 17.11

Quando o homem caiu em tentação, ele transgrediu a Lei de Deus, por isso ele foi expulso da presença de Deus e começou a gerar filhos com a sua natureza pecaminosa. Ora, quem poderia oferecer um sangue puro e inocente para substituir o sangue contaminado?
Em todo o mundo, não houve um só que pudesse dar a sua vida em favor da humanidade! Então, Deus teve que enviar o Seu próprio Filho em carne, sujeito a todas as condições humanas, e ainda assim, viver uma vida perfeita e sem pecado para que pudesse servir como o substituto do ser humano.
O Senhor Jesus Cristo veio e satisfez todas as condições da Lei de Deus! Daí a razão pela qual Ele ser o Cordeiro de Deus que tira o pecado daquele que n'Ele crê de todo o seu coração (João 1.29)! O ser humano só poderá voltar a ter a imagem e a semelhança de Deus e poder ter comunhão com Ele através do Senhor Jesus Cristo que é a Única Porta! Sem Ele não há nem perdão nem salvação.
Ainda que as pessoas sejam boas, honestas, sinceras e caridosas, mesmo assim, se elas quiserem a vida eterna, terão que aceitar e viver de acordo com a palavra do Senhor Jesus. O Espírito Santo convence o pecador, mas é o Senhor Jesus quem o perdoa e o salva.

Clique abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário: