Como podemos entender o mistério da Santíssima Trindade?
Um mistério significa algo que ainda não foi revelado. Assim tem sido o mistério da Santíssima Trindade. As três Pessoas distintas: Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo estão presentes em toda a Bíblia, desde Gênesis até Apocalipse, o que significa a sua existência (Mateus 28.19; João 14.16; 2 Coríntios 13.13).
Eles são eternos, têm a mesma natureza e o mesmo poder. A Bíblia nos apresenta o Deus-Pai como o Criador, que enviou o Deus-Filho para executar a obra de salvação da humanidade. Esclarece sobre o Pai e o Filho enviando o Espírito Santo para a obra de regeneração, conservação e santificação daqueles que aceitam, pela fé, o Senhor Jesus como Salvador. Essas Três Pessoas são Um só Deus.
Para que a pessoa possa ter uma vaga ideia desse mistério, observemos, por exemplo, a água: ela pode estar num estado líquido (água), gasoso (vapor) e sólido (gelo). Possui a mesma essência nos três estados e todas três são, em natureza, uma só.
É importante ter em mente que sempre que surgirem perguntas com respeito as cousas encobertas ou não reveladas da Bíblia, devemos nos confortar com a seguinte palavra de Deus:
"As cousas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre..."
Deuteronômio 29.29
Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo. Essas três pessoas são Um só Deus.
Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo são três Pessoas distintas, mas Um só Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva seu comentário: