Qual era a concepção que o povo de Israel tinha de Deus no Antigo Testamento?
O Antigo Testamento mostra que o povo de Israel tinha a concepção de Deus como SENHOR. São raras as ocasiões em que os autores sagrados davam referência a Deus como Pai. É o caso de Davi (Salmos 68.5), Isaías (Isaías 9.6;63.16;64.8), Jeremias (Jeremias 3.4) e Malaquias (Malaquias 2.10).
A forma temente dos judeus se referirem a Deus como SENHOR Deus, chamando-O de Deus de Abraão, Deus de Isaque e Deus de Israel mostra, claramente, que o relacionamento deles com Deus era distante, tendo em vista a falta de Alguém que estreitasse esse relacionamento.
Entretanto, quando nós cristãos, nos dirigimos a Deus em o Nome do Senhor Jesus e usando como referência o Deus de Abraão, Deus de Isaque e Deus de Israel cremos que o mesmo Deus que foi fiel àqueles homens, também o será para nós. Isso é fé viva, num Deus vivo!
Não há nenhuma referência bíblica em que um judeu tenha se dirigido a Deus, chamando-O de Pai, inclusive, o próprio Senhor Jesus foi condenado pelo sumo sacerdote judeu, juntamente, com os principais sacerdotes, os anciãos e os escribas, porque confessou ser o Filho de Deus (Marcos 14.53-64).
Qual era a concepção que os primeiros cristãos tinham de Deus?
Os cristãos primitivos receberam do próprio Filho de Deus a revelação de que Deus é Pai. O Senhor Jesus instituiu a doutrina da paternidade de Deus conforme (Mateus 6.5-18).
Ele como "imagem do Deus invisível" (Colossenses 1.15), revelou ao mundo a imagem de Deus como Pai santo, amoroso e misericordioso. No ensinamento aos discípulos em como orar, o Senhor Jesus disse:
"Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus..."
Mateus 6.9
Como Deus Se revela na Bíblia?
Deus Se revela na Bíblia das seguintes maneiras:
1. Ele Se revela como Um Ser infinito, eterno, auto-existente e como a Causa Primária de tudo o que existe. Nunca houve um momento no qual Ele não existisse (Salmos 90.2).
Ele existiu eterna e infinitamente antes de criar o universo finito. Ele é anterior a toda criação, no céu e na terra, está acima dela e independe dela (Colossenses 1.16; 1 Timóteo 6.16);
2. Ele Se revela como Um Ser Pessoal que criou Adão e Eva à Sua imagem (Gênesis 1.26-27). E por que Adão e Eva foram criados à imagem de Deus, eles podiam comunicar-se com Ele de modo amoroso e pessoal;
3. Ele Se revela como Um Ser moral que criou tudo bom e, portanto, sem pecado. Após terminar a obra da criação, Deus contemplou tudo o que fizera e observou que era "muito bom" (Gênesis 1.31).
Posto que Adão e Eva foram criados à imagem e semelhança de Deus, eles também não tinham pecado. O pecado entrou na existência humana, a partir do momento em que Adão e Eva desobedeceram a Palavra de Deus.
Como Deus criou os céus e a terra?
Deus criou os céus e a terra usando exclusivamente, o poder da Sua Palavra (Salmos 33.9;148.5; Isaías 48.13; Romanos 4.17; Hebreus 11.3).
Qual o propósito de Deus na criação dos céus e da terra?
Deus criou os céus e a terra como manifestação da Sua glória, majestade e poder (Salmos 19.1), e para receber a glória e a honra que Lhe são devidas. Todos os elementos da natureza: o sol, a lua, as estrelas, as árvores, a chuva e a neve, o rios e os córregos, as colinas e montanhas, todos os animais e as aves, tudo rende louvores a Deus, pois reconhecem a grandeza de Sua soberania e criação (Salmos 98.7-8;148.1-10; Isaías 55.12). Além disso, Deus criou a terra para prover um lugar onde o Seu propósito e alvos para a humanidade fossem cumpridos.
Qual o propósito de Deus na criação do ser humano?
Para se ter uma ideia do propósito da criação de Deus, basta analisar o desejo do casal de ter filhos. Mesmo desconhecendo o futuro deles, ainda assim, o ser humano deseja e quer filhos. Por quê? Ora, a resposta disso faz-nos compreender melhor o propósito de Deus na criação do ser humano.
Cremos que Ele criou o ser humano para ter comunhão pessoal com Ele de forma infinitamente e inimaginavelmente melhor do que nós temos com os nossos filhos, e isso por toda a eternidade!
Deus projetou o ser humano como um ser triuno, ou seja, que em corpo, alma e espírito, para que possa comunicar-se espontaneamente com Ele como SENHOR, adorá-Lo e servi-Lo com fé, lealdade e gratidão.
Com que nome Deus Se identificou pela primeira vez com o homem?
A primeira vez que Deus revelou o Seu nome para o ser humano foi no Monte Sinai, quando, em meio à sarça ardente, Ele Se manifestou para Moisés. Naquela oportunidade, Moisés perguntou a Deus:
"...Eis que quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disse: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o Seu nome? Que lhes direi? Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mas: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros."
Êxodo 3.13,14
De fato, "EU SOU O QUE SOU" não é exatamente um nome, mas sim, uma expressão que expressa ação. Em outras palavras, Deus estava dizendo a Moisés: Quero ser conhecido como o Deus que está presente e ativo.
A expressão "EU SOU O QUE SOU" no original hebraico é YHWH; é impronunciável pelo fato de não haver vogal. Por essa razão, os autores sagrados acrescentaram as vogais "a" e "e", transformando o nome YHWH em YAHWEH. Mas por volta do século XII, um monge católico transformou Yahweh em Jeová.
Entretanto, o nome Jeová é totalmente antibíblico, pois foge do sentido da raiz da palavra no original hebraico. As melhores versões da Bíblia desconhecem totalmente, o nome Jeová, pois ele é tão contrário a fé cristã quanto àqueles que têm sido Testemunhas de Jeová! De fato, o nome de Deus nunca foi revelado antes da vinda do Senhor Jesus. Para o povo de Israel, Deus era considerado apenas como o SENHOR que realizava tudo. Eis alguns exemplos disso:
- Yahweh El shadai para "o Deus Todo Poderoso." (Êxodo 6.3);
- Yahweh jireh para "o SENHOR proverá." (Gênesis 22.14);
- Yahweh shalom para "o SENHOR é paz." (Juízes 6.24);
- Yahweh shammah para "o SENHOR está ali." (Ezequiel 48.35);
- Yahweh nissi para "o SENHOR é minha bandeira." (Êxodo 17.15);
- Yahweh Eloim para "SENHOR Deus." (Êxodo 23.17).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva seu comentário: