1ª Parte:
3ª Parte:
Romanos 3.19,20
4ª Parte:
5ª Parte:
6ª Parte:
Paulo responde a objeções
Romanos 3.1-8
1 | Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? |
2 | Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus. |
3 | E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus? |
4 | De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e mentiroso, todo homem, segundo está escrito: Para seres justificado nas tuas palavras e venhas a vencer quando fores julgado. |
5 | Mas, se a nossa injustiça traz a lume a justiça de Deus, que diremos? Porventura, será Deus injusto por aplicar a sua ira? (Falo como homem.) |
6 | Certo que não. Do contrário, como julgará Deus o mundo? |
7 | E, se por causa da minha mentira, fica em relevo a verdade de Deus para a sua glória, por que sou eu ainda condenado como pecador? |
8 | E por que não dizemos, como alguns, caluniosamente, afirmam que o fazemos: Pratiquemos males para que venham bens? A condenação destes é justa. |
2ª Parte:
Todos os homens na condição
de pecadores
Romanos 3.9-18
9 | Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado; |
10 | como está escrito: Não há justo, nem um sequer, |
11 | não há quem entenda, não há quem busque a Deus; |
12 | todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. |
13 | A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, |
14 | a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura; |
15 | são os seus pés velozes para derramar sangue, |
16 | nos seus caminhos, há destruição e miséria; |
17 | desconheceram o caminho da paz. |
18 | Não há temor de Deus diante de seus olhos. |
3ª Parte:
O judeu não constitui
exceção
Romanos 3.19,20
19 | Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus, |
20 | visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado. |
4ª Parte:
A justificação pela fé
em Jesus Cristo
Romanos 3.21-31
21 | Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; |
22 | justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção, |
23 | pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, |
24 | sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, |
25 | a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; |
26 | tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus. |
27 | Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé. |
28 | Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei. |
29 | É, porventura, Deus somente dos judeus? Não o é também dos gentios? Sim, também dos gentios, |
30 | visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircunciso. |
31 | Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei. |
5ª Parte:
Abraão justificado pela fé
Romanos 4.1-25
1 | Que, pois, diremos ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? |
2 | Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar, porém não diante de Deus. |
3 | Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. |
4 | Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida. |
5 | Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça. |
6 | E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras: |
7 | Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos; |
8 | bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado. |
9 | Vem, pois, esta bem-aventurança exclusivamente sobre os circuncisos ou também sobre os incircuncisos? Visto que dizemos: a fé foi imputada a Abraão para justiça. |
10 | Como, pois, lhe foi atribuída? Estando ele já circuncidado ou ainda incircunciso? Não no regime da circuncisão, e sim quando incircunciso. |
11 | E recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça da fé que teve quando ainda incircunciso; para vir a ser o pai de todos os que creem, embora não circuncidados, a fim de que lhes fosse imputada a justiça, |
12 | e pai da circuncisão, isto é, daqueles que não são apenas circuncisos, mas também andam nas pisadas da fé que teve Abraão, nosso pai, antes de ser circuncidado. |
13 | Não foi por intermédio da lei que a Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e sim mediante a justiça da fé. |
14 | Pois, se os da lei é que são os herdeiros, anula-se a fé e cancela-se a promessa, |
15 | porque a lei suscita a ira; mas onde não há lei, também não há transgressão. |
16 | Essa é a razão por que provém da fé, para que seja segundo a graça, a fim de que seja firme a promessa para toda a descendência, não somente ao que está no regime da lei, mas também ao que é da fé que teve Abraão (porque Abraão é pai de todos nós, |
17 | como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí.), perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem. |
18 | Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. |
19 | E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, |
20 | não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, |
21 | estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera. |
22 | Pelo que isso lhe foi também imputado para justiça. |
23 | E não somente por causa dele está escrito que lhe foi levado em conta, |
24 | mas também por nossa causa, posto que a nós igualmente nos será imputado, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, |
25 | o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação. |
6ª Parte:
A justificação pela fé e paz
com Deus
Romanos 5.1-11
1 | Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; |
2 | por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. |
3 | E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; |
4 | e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. |
5 | Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado. |
6 | Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. |
7 | Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. |
8 | Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. |
9 | Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. |
10 | Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; |
11 | e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação. |
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