segunda-feira, 2 de março de 2015

Estudo do Livro Crentes Possessos - 12 Sinais de Possessão ou Opressão

Capítulo II - Os demônios existem?
A opressão vem do diabo ou é uma prova de Deus?

Uma pergunta que me é feita com frequência é: "Como saberei quando o diabo está me oprimindo e quando estou apenas passando por uma prova de Deus?". Primeiramente, temos de compreender que não importa o que o diabo ou seus demônios estão tentando fazer para destruir nossas vidas, Deus é muito maior do que todos e não permitirá que eles façam qualquer coisa em nossas vidas além do que possamos suportar (1 Coríntios 10.13). Apesar de eles serem rebeldes, ainda assim têm de se submeter a Ele e a Seus planos. Quando um pecado é cometido, a vida da pessoa fica aberta para a ação demoníaca e o indivíduo sofrerá as consequências das próprias ações. Mas embora tenha permitido que o diabo entrasse em sua vida, o sofrimento pode se tornar uma oportunidade de ele reconhecer o quanto precisa de Deus e se voltar para o Senhor em arrependimento. Então, desta maneira, o ataque do diabo e os planos de Deus sobrepõem-se em parte. Deus é tão grandioso que Ele pode tornar o pior dos problemas em bênção.

Outra atitude difundida entre os cristãos americanos é que o sofrimento é uma coisa boa e nobre que devemos aceitar para purificar nossa fé. Talvez essa noção tenha origem em nossa raiz puritana. O livro de Tiago diz: "Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança" (Tiago 1.2,3). É um versículo fantástico porque nos ensina a olhar para nossas provações como um desafio para perseverarmos em nossa fé. Mas, fé em quê? Fé que somente quando morrermos finalmente seremos libertos desta vida desgraçada de sofrimento?

O que o Espírito Santo está dizendo em Tiago é muito mais positivo e edificante do que parece! A fé que Deus espera que usemos é a fé que luta contra o mal que está tentando destruir nossas vidas. É a fé que nosso Deus é poderoso, amoroso e bom; Ele é o mesmo Deus que curou o cego e o surdo, ressuscitou os mortos e expulsou demônios. Considerar as provações motivo de toda alegria é um ato de provocação e ousadia contra o diabo e não somente uma aceitação passiva dos problemas. É preciso muita fé para olhar a destruição causada pelo diabo em nossas vidas e sorrir, sabendo que nosso Deus vencerá no final pela nossa fé. Raramente, as respostas às nossas orações são imediatas, mas uma vez que perseveramos na fé e na alegria, o mal que vem contra nós tem de cair.

Como saberemos que não devemos ser apenas pacientes e esperar para sermos abençoados no paraíso depois que morrermos? Veja a continuação dessa passagem:
"Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançara do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos." Tiago 1.4-8

O desejo de Deus para nós é que sejamos maduros e completos, não tendo falta de nada, bem aqui nesta terra. O processo de amadurecimento requer passar por privações e batalhas e ter uma fé ativa e viva para superá-las. Deus não permite que o sofrimento chegue até nós simplesmente como uma punição que temos de suportar; Ele usa as opressões deste mundo mau como desafios para os levantarmos e lutarmos. No entanto, se duvidarmos, se formos indefinidos em nossa fé, se formos passivos ou apáticos, seremos inúteis para Deus e podemos estar certos de que não receberemos nada dEle.

É verdade que todo o nosso sofrimento acabará quando chegarmos ao paraíso, e, somente lá, nossa necessidade de lutar contra as tentações, fraquezas, dúvidas e investidas demoníacas acabarão para sempre. Mas estas dificuldades que enfrentamos aqui na terra devem ser vencidas em Seu nome e para Sua glória. Será que um crente que sofre de depressão constante, faz terapias, ora e lê a Bíblia, mas não encontra nenhum alívio, deveria simplesmente aceitar sua condição debilitada e louvar a Deus por ela? Aparentemente, algumas igrejas ensinam assim, interpretando a passagem em Tiago de maneira desesperançosa. Mas há muito mais para nós fazermos. Deus quer que libertemos as pessoas do cativeiro do diabo, e é aprendendo a lutar pela fé e autoridade no nome do Senhor Jesus que tudo começa.                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário: