sexta-feira, 13 de março de 2015

Estudo do Livro Crentes Possessos - 12 Sinais de Possessão ou Opressão

Capítulo II - Os demônios existem?
Qual o poder dos demônios?

Sempre houve um ar de mistério e medo a respeito dos espíritos maus. Quando as pessoas viram Jesus expulsar demônios, reagiram com espanto, perguntando umas às outras onde Ele tinha obtido tal autoridade e poder. Não somente isto, muitos aceitaram essa atitude de expulsar demônios como uma prova de que Ele era o Messias, o Cristo. Até Jesus mostrou o quão corretas essas reações eram quando Ele disse: "Se, porém, Eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós" (Mateus 12.28). No entanto, atualmente, como em praticamente todas as épocas, as pessoas reagem com medo quando se fala em demônios. Se as igrejas aceitam o fato de que a libertação é uma questão real, elas geralmente relegam esses tipos de problemas aos "ministérios de libertação", e ficam maravilhadas por sua coragem em aceitar tão estranho e perigoso chamado.

Até agora essa atitude de se esquivar dos demônios está completamente fora do contexto bíblico. Expulsar maus espíritos era uma tarefa muito comum no dia a dia do Senhor Jesus e Seus discípulos - algo simples, frequentemente realizado em público, e poderoso. No nono capítulo de Mateus está escrito:

"Ao retirarem-se eles, foi-lhe trazido um mudo endemoninhado. E, expelido o demônio, falou o mudo; e as multidões se admiravam, dizendo: jamais se viu tal coisa em Israel!"
Mateus 9.32,33

Não havia "equipe de libertação" com uma pessoa anotando, outra falando em línguas e a última lendo a Bíblia enquanto Jesus ordenava que o espírito mau saísse (isso é o que muitos ministérios de libertação aconselham hoje). Não havia questionários ou entrevistas longas e complicadas. Jesus não lhes dava indicação de leitura e marcava "consultas" antes de expulsar os demônios. Ele simplesmente usava Sua autoridade, e os mandava embora. Isso era feito em público - com respeito, mas em público - com o propósito de abrir os olhos do povo quanto à existência de forças invisíveis do mal e mostrar que aqueles que usassem a fé nEle poderiam reprimi-los. Tudo isto parece ser muito diferente do modo como a libertação é realizada hoje.

Com que frequência as pessoas reagem ao Evangelho ficando maravilhadas e dizendo, como a multidão da época de Jesus: "Jamais se viu tal coisa"? Não é isso o que queremos e precisamos? Não é assim que os cristãos anseiam ver os incrédulos reagirem à Palavra de Deus?

Lembro-me do dia em que Evelyn e eu, pela primeira vez, vimos espíritos malignos manifestarem em uma igreja no Rio de Janeiro, no Brasil. Nunca me esquecerei da maneira como o pastou os tratou; era como se fosse algo comum e totalmente sob controle. Os espíritos que manifestaram estavam gritando, agitando-se, fazendo todo o tipo de ameaças e falando o que eles tinham feito nas vidas das pessoas que eles estavam destruindo. O pastor simplesmente humilhou os demônios na frente de toda a congregação - forçando-os a confessar sua derrota diante do Senhor Jesus Cristo - e depois os expulsou! Eu tremia o tempo inteiro. Nunca tinha visto o poder de Deus de forma tão clara e real. A diferença nas pessoas que foram libertas era como da noite para o dia, e isso aprofundou meu amor a Deus, dando-me segurança em Seu grande poder de nos responder quando clamamos por Ele. Mais do que isto, foi um despertar para mim, pois há uma grande guerra espiritual acontecendo ao nosso redor todos os dias, e se não aprendermos a lutar, certamente ficaremos feridos.

Quando os demônios entram em contato com um cristão que conhece tanto a sua posição diante de Deus quanto a autoridade que ele tem em Jesus Cristo, os maus espíritos são, simplesmente, sobrepujados. Além do mais, se quisermos derrotar as forças espirituais das trevas, é vital estarmos esclarecidos em nossa compreensão sobre eles. De fato, temos poder sobre eles no nome do Senhor Jesus, e como os discípulos retornaram de várias cidades e populações alegrando-se porque até os demônios os obedeciam, podemos ter a mesma experiência se pusermos a fé em prática. (É claro, como Jesus lhes ensinou, devemos nos alegrar, antes de mais nada, por termos recebido Sua salvação pela graça.)

Mesmo que os demônios reivindiquem certas vidas como sendo "deles", ninguém é possessão permanente dos maus espíritos; o sacrifício de Jesus põe fim à separação entre homem e Deus. Ainda que os demônios possam viver dentro de uma pessoa, eles não têm poder para suprimir o seu livre-arbítrio. Toda pessoa tem capacidade de alcançar a ajuda de Deus e de rejeitar o mal que estiver em sua vida, ainda que seja apenas um desejo em seu coração. Algumas pessoas podem não ter forças para simplesmente se afastarem de suas vidas pecaminosas, mas elas podem começar a mudar suas atitudes e clamar a Deus. Não importa quantos demônios estejam agindo, ou quão profundas sejam as raízes que eles criaram na vida de alguém, há sempre esperança de mudar através do Senhor Jesus. Enquanto estivermos vivos nesta terra, temos liberdade para escolher a vida ou a morte, Jesus ou o diabo.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário: