segunda-feira, 9 de março de 2015

Estudo do Livro Crentes Possessos - 12 Sinais de Possessão ou Opressão

Capítulo II - Os demônios existem?
Como é possível a libertação?

Pode ser difícil de compreender como os demônios ainda conseguem possuir e oprimir as pessoas do jeito que eles faziam no tempo de Jesus. Lendo a Bíblia, alguns relatos de possessão demoníaca mostram pessoas agitando-se, tendo convulsões, gritando e até mesmo quebrando correntes de ferro. Nos "tempos modernos", esse tipo de comportamento é visto apenas nas pessoas com problemas mentais que são tratados com sedação e terapia. No entanto, há outros exemplos na Bíblia em que as pessoas pareciam ser bem normais, mas tinham problemas sérios e incuráveis, por exemplo: o mudo, o epiléptico surdo e a mulher curvada por dezoito anos. Diariamente, há pessoas ao nosso redor que estão sofrendo devido aos ataques demoníacos em suas vidas, e os únicos indícios que temos são os problemas e medos que sobrecarregam essas pessoas. Porém, o diabo ainda ataca pessoas hoje como ele fazia no tempo da Bíblia - exatamente da mesma maneira que o poder de Deus continua disponível, hoje, para aqueles que desejam ser livres.

Quando oramos para expulsar os demônios da vida das pessoas, precisamos orar com poder e convicção, exatamente como Jesus fez. Quando ordenamos os espíritos malignos que manifestem, eles geralmente o fazem, falando e agitando-se assim como está descrito na Bíblia. Eles fazem todo tipo de ameaça; não posso calcular o número de vezes que os demônios me disseram que iriam matar suas vítimas - e a mim também. Já vi pessoas educadas e gentis manifestarem demônios que enfrentaram a mim e outros pastores, dando pontapés, socos e lutando conosco até que ordenássemos que o demônio fosse amarrado. Eu geralmente seguro um demônio manifestado por trás do pescoço da pessoa, porque já vi demônios tentarem bater com a cabeça de suas vítimas contra o chão ou contra a parede, ou tentarem jogá-las para fora do altar, ou até mesmo tentarem correr para fora da igreja e dirigi-las para o trânsito. Porém, Jesus tinha autoridade sobre os demônios para expulsá-los; Ele passou esta autoridade para os Seus discípulos e para aqueles que desejam entregar suas vidas por completo para segui-Lo.

O Senhor Jesus nos deu autoridade para repreender e expulsar demônios, não importando o que eles estejam fazendo ou há quanto tempo estejam na vida de suas vítimas. Inventar rituais ou processos longos e intensos para expulsar demônios não era como Jesus e Seus discípulos faziam. O método de Jesus não era complicado, e Ele tratava o diabo pelo o que ele era: um anjo decaído, orgulhoso e mau que se agarrava a qualquer tipo de poder porque sabia que seus dias estavam contados. O diabo e seus demônios criaram muitos problemas e causaram muito sofrimento, mas comparados ao imponente e majestoso poder de Deus, eles são débeis e derrotados. Esta é a perspectiva que precisamos ter - se tivermos a fé verdadeira em Deus. Sem o sacrifício de Jesus não teríamos poder diante do diabo, mas, por Sua graça maravilhosa, não somente somos libertos do pecado e da morte por Seu sangue, mas também vitoriosos sobre todos os males que tentam nos destruir neste mundo.

Jesus deixou claro que os demônios habitam em vidas e que nosso trabalho é lutar contra eles para resgatar as vidas que foram roubadas. A terminologia que Ele usa é áspera e agressiva: "Ou como pode alguém entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens sem primeiro amarrá-lo? E, então, lhe saqueará a casa" (Mateus 12.29). Jesus poderia ter usado outra comparação para o processo de expulsão dos demônios, mas Ele escolheu o violento por uma razão: como cristãos, precisamos ser implacáveis contra o diabo. Temos de entender nossa autoridade em Jesus, ir contra o "valente" sem medo ou hesitação, amarrar o diabo e mandá-lo embora, de modo que possamos "roubar" tudo que ele subtraiu de nós. Essa, geralmente, não é a atitude típica dos cristãos americanos, mas foi definitivamente a do Senhor Jesus. Se somos Seus seguidores, precisamos estar em comum acordo com Seu Espírito e começar a investir contra nosso inimigo com agressividade.

"Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra. Por isso, diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada. Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa."
Mateus 12.43-45

Os maus espíritos descansam quando estão morando no corpo de uma pessoa; quando eles não conseguem encontrar uma vida para ocupar, andam constantemente por lugares áridos e sem vida. Jesus explica como os demônios pensam depois que são expulsos da vida de alguém: "Voltarei para a minha casa donde saí." Ele revela que nossos corpos físicos são casas em potencial onde os demônios podem morar - somos todos alvos, pois eles não podem encontrar descanso se não ocuparem um corpo. Porém, ao mesmo tempo, Deus está esperando que nós abramos nossos corações em humildade submissão a Ele para que possamos ser transformados em templos do Espírito Santo, onde os maus espíritos não têm como entrar. O apóstolo Paulo escreveu: "Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1 Coríntios 3.16). Quer percebamos isso ou não, estamos no meio de uma luta espiritual sem fim. Os maus espíritos anseiam usar nossas mentes e corpos para causar todo tipo de miséria e destruição, e, ao mesmo tempo, o Espírito Santo almeja viver em nós, nos dar vida abundante e nos transformar na semelhança de Jesus Cristo (veja João 14.23).

Mateus 12 revela que os maus espíritos vieram para viver no corpo de alguém assim como as pessoas vivem em uma casa. Sem um corpo para viver, estes espíritos ficam desabrigados,vagando de um lugar para o outro. Eles passam por lugares áridos procurando descanso, como se estivessem no deserto sem comida, água ou qualquer sustento vivificante. Sendo assim, podemos deduzir que, se viver no corpo de uma pessoa provê descanso, alimento, bebida e tudo mais que é necessário para que os demônios possam crescer e se multiplicar, então nosso sofrimento, doença, ódio, medo, vícios e dúvidas são comida e bebida para eles.

Os maus espíritos somente conseguem entrar numa pessoa cujo corpo - ou casa - não está ocupado. Os demônios, no exemplo dado por Jesus, conseguiram retornar para a casa porque ela estava varrida, limpa e em ordem, e, além disso, não estava ocupada por ninguém. Visto que Jesus não tinha sido convidado para entrar e tomar posse daquela casa, os demônios ficaram livres para retornar e fazer coisas piores do que antes. Limpar a casa foi a analogia feita por Jesus para expulsar os espíritos que estavam presentes anteriormente. Colocar tudo em ordem é o mesmo que se livrar dos hábitos pecaminosos - fumar, embriagar-se, viver na imoralidade, tratar os outros com egoísmo etc. Porém, Jesus está mostrando que isto não é suficiente; temos de permitir que o Espírito Santo venha e tome o controle de nossos corações, ocupe nossa casa. De outra maneira, nos tornamos um alvo fácil para os demônios investirem novamente.

Esse é um conceito muito simples, mas muitos cristãos ficam confusos quando veem outros crentes caindo em pecados terríveis ou sofrendo ataques sem fim. Os novos convertidos em nossa igreja são motivos de grande alegria, mas só porque eles decidiram abrir mão do passado não significa que suas batalhas acabaram. Já ouvi numerosos testemunhos de pessoas que, chorando com humildade diante da igreja, afirmaram terem sido libertas de seus vícios. Porém, com o passar dos meses, elas retornaram ao antigo modo de viver. Havia outros, contudo, que tiveram passados terríveis, que pareciam estar longe do alcance de qualquer ajuda, mas encontraram libertação e crescimento no poder de Deus por anos e anos. Alguns deles são até pastores e conselheiros hoje, capazes de dar força e fé àqueles que sofrem com os mesmos problemas que eles tiveram antes.

A diferença entre aqueles que experimentam uma libertação que dura e aqueles que experimentam uma libertação temporária é o nível de dedicação que eles aplicaram na busca pela presença de Deus em suas vidas. Eles tiveram de ir além de receber um milagre da cura ou da libertação que Deus deu graciosamente, tiveram de se humilhar ainda mais para dar a Ele domínio completo de suas vidas. Isto não acontece através de uma simples oração diante do altar quando se é chamado, mas de uma profunda convicção existente em seus corações - do desejo de realmente nascer de novo.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário: