quarta-feira, 24 de junho de 2015

O Batismo nas Águas - Parte 1

O SIGNIFICADO DO BATISMO NAS ÁGUAS

Este é um assunto fundamental para aqueles que desejam realmente uma vida nova em Cristo Jesus. É tão importante que o Senhor, quando apareceu para os discípulos, depois de ressuscitado, deu-lhes ordens explícitas, dizendo: "...Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado." (Marcos 16.15,16).

Mateus, porém, registra as palavras do Senhor, dizendo: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo." (Mateus 28.19).

Assim como o sepultamento é uma cerimônia que consuma o rompimento do último laço entre o homem e sua vida terrena, através do batismo nas águas há um rompimento, publicamente consumado, da vida natural da pessoa com a verdadeira vida cristã. O batismo nas águas significa o sepultamento simbólico da velha natureza do convertido, pois ele morre para si mesmo e para o mundo a fim de viver exclusivamente para o serviço do Senhor Jesus (Romanos 6.4-6).

De fato, o batismo nas águas é mais que um testemunho público da conversão de uma pessoa ao Senhor Jesus. Através dele, somos sepultados da mesma maneira que o Senhor o foi, significando que a nossa vida, para nós e para o mundo, está definitivamente morta. Pelo sepultamento feito através do batismo, deixa de existir o nosso eu para o pecado, o qual já não terá mais domínio sobre nós, porque uma vez batizados já estamos mortos para ele.

Por essa razão, quando a pessoa aceita o Senhor Jesus como Salvador e, logo em seguida, é batizada nas águas por imersão, automaticamente, sem forçar sua vontade, deixa de praticar atos pecaminosos. Por maior que seja seu "mau gênio", ela, pelo batismo, se torna a pessoa mais dócil e humilde deste mundo.

Também aquelas pessoas que não conseguiam largar o vício, após terem aceitado o Senhor como seu Salvador pessoal e terem se batizado, de modo instantâneo e espontaneamente o abandonam. O batismo também pode significar a entrada de uma pessoa para uma nova maneira de viver, pois a água é o elemento mais natural e purificador, razão pela qual o batismo é feito nas águas.

Quando o povo judeu saiu do Egito, indiretamente teve que se batizar nas águas para viver uma vida nova. Esse "batismo" foi sua passagem pelo Mar Vermelho. Noé, de certa forma, foi "batizado" pelas águas do dilúvio para ser o patriarca de uma nova geração na Terra.

Para vivermos em novidade de vida, é imprescindível sermos batizados nas águas por imersão. Quando Filipe desceu à cidade de Samaria e pregou o Evangelho do Reino de Deus e o nome do Senhor Jesus, as multidões atenderam unânimes, sendo batizados nas águas tanto homens quanto mulheres (Atos 8.4-12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário: