segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Estudo Especial - O SEXTO MANDAMENTO: Não matarás

Hoje em dia há muitos assassinatos, acidentes de trânsito seguido de morte, tragédias, por exemplo, avião que cai, matando todos dentro dele, desgraças, por exemplo, trem, que sai dos trilhos, matando algumas pessoas, ou uma colisão entre dois trens, matando muitas pessoas, sequestro seguido de morte, estupro seguido de morte, pedofilia seguido de morte, latrocínio (roubo violento com assassinato da vítima), homicídio culposo (Homicídio culposo ou homicídio involuntário ocorre quando uma pessoa mata outra, mas sem que tivesse esta intenção, nem aceitando os riscos que levem à morte da outra; pode ser por negligência, imperícia ou imprudência), homicídio doloso (O homicídio doloso é quando uma pessoa mata outra intencionalmente. Este tipo de homicídio pode ser classificado como de dolo direto, ou seja, quando o indivíduo realmente deseja matar outra pessoa; ou dolo indireto, quando o indivíduo não tem o propósito de matar, mas é o responsável por organizar algum evento que causa a morte de alguém por consequência), terrorismo (Terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica, através de ataques localizados a elementos ou instalações de um governo ou da população governada, de modo a incutir medo, pânico e, assim, obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas, incluindo, antes, o resto da população do território. É utilizado por uma grande gama de instituições como forma de alcançar seus objetivos, como organizações políticas, grupos separatistas e até por governos no poder. A guerra de guerrilha é frequentemente associada ao terrorismo uma vez que dispõe de um pequeno contingente para atingir grandes fins, fazendo uso cirúrgico da violência para combater forças maiores. Seu alvo, no entanto, são forças igualmente armadas procurando sempre minimizar os danos a civis para conseguir o apoio destes. Assim sendo, é tanto mais uma táctica militar que uma forma de terrorismo. Ações terroristas típicas incluem assassinatos, sequestros, explosões de bombas, matanças indiscriminadas, raptos, aparelhamento e linchamentos. É uma estratégia política e não militar, e é levada a cabo por grupos que não são fortes o suficiente para efetuar ataques abertos, sendo utilizada em época de paz, conflito e guerra. A intenção mais comum do terrorismo é causar um estado de medo na população ou em setores específicos da população, com o objetivo de provocar num inimigo (ou seu governo) uma mudança de comportamento. Podemos, assim, dar as seguintes definições sucintas de terrorismo:
  1. Terrorismo físico - Uso de violência, assassinato e tortura para impor seus interesses.
  2. Terrorismo psicológico - Indução do medo por meio da divulgação de noticias em benefício próprio (guerra psicológica).
  3. Terrorismo de Estado - Recurso usado por governos ou grupos para manipular uma população conforme seus interesses.
  4. Terrorismo econômico - Subjugar economicamente uma população por conveniência própria (embargo econômico).
  5. Terrorismo religioso - Quando o incentivo do terrorismo vem de alguma religião.
Atos terroristas clássicos incluem os ataques de 11 de setembro de 2001 quando foram destruídas as torres gêmeas (World Trade Center) em Nova Iorque, assim como ataques a bomba na Irlanda do Norte, Oklahoma, Líbano e Palestina).

O mentor o manipulador o sedutor o acusador de tudo isso é o próprio diabo que quando foi expulso do céu está furioso com a humanidade e de tudo que Deus criou.

Jesus Cristo disse: "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir" (João 10.10). Esse ladrão que Jesus Cristo menciona é o próprio diabo.

O princípio das dores: "Então, Jesus passou a dizer-lhes: Vede que ninguém vos engane. Muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu; e enganarão a muitos. Quando, porém, ouvirdes falar de guerras e rumores de guerras, não vos assusteis; é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. Porque se levantará nação contra nação, e reino, contra reino. Haverá terremotos em vários lugares e também fomes. Estas coisas são o princípio das dores. Estai vós de sobreaviso, porque vos entregarão aos tribunais e às sinagogas; sereis açoitados, e vos farão comparecer à presença de governadores e reis, por minha causa, para lhes servir de testemunho. Mas é necessário que primeiro o evangelho seja pregado a todas as nações. Quando, pois, vos levarem e vos entregarem, não vos preocupeis com o que haveis de dizer, mas o que vos for concedido naquela hora, isso falai; porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo. Um irmão entregará à morte outro irmão, e o pai, ao filho; filhos haverá que se levantarão contra os progenitores e os matarão. Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo." (Marcos 13.5-13).

O amor aos irmãos e o ódio ao mundo: "Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros; não segundo Caim, que era do Maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas. Irmãos não vos maravilheis se o mundo vos odeia. Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte. Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si." (1 João 3.11-15)

A prática da palavra de Deus: "Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar. Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã. A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo." (Tiago 1.19-22, 25-27).

Deus é Supremo é Grande é Maior: "Porque o SENHOR é o Deus supremo e o grande Rei acima de todos os deuses (Salmos 95.3). Eis que Deus é mui grande; contudo a ninguém despreza; é grande na força da sua compreensão (Jó 36.5). Conhecido é Deus em Judá; grande, o seu nome em Israel (Salmos 76.1).  Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus (Tito 2.13). O teu caminho, ó Deus, é de santidade. Que deus é tão grande como o nosso Deus? (Salmos 77.13). Pois tu és grande e operas maravilhas; só tu és Deus! (Salmos 86.10). Eis que Deus é grande, e não o podemos compreender; o número dos seus anos não se pode calcular (Jó 36.26). Grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado, na cidade do nosso Deus (Salmos 48.1). Com efeito, eu sei que o SENHOR é grande e que o nosso Deus está acima de todos os deuses (Salmos 135.5). A casa que edificarei há de ser grande, porque o nosso Deus é maior do que todos os deuses (2 Crônicas 2.5). Não te espantes diante deles, porque o SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, Deus grande e temível (Deuteronômio 7.21). E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus (Apocalipse 19.17).'

Enquanto o Diabo o grande dragão a antiga serpente o Satanás o Maligno sedutor de todo o mundo, que está cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta, quer roubar, matar e destruir a humanidade, o homem e a mulher. Jesus Cristo veio para Salvar a humanidade:
"Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal." (1 Timóteo 1.15)
"E manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho." (2 Timóteo 1.10)

Não matarás - Êxodo 20.13

Esse é um mandamento que parece óbvio. É claro que não devemos matar ninguém. Mas você sabia que a maioria das pessoas mata sem perceber e sem a intenção de matar? Uma das formas mais sutis é com a própria boca ou, nesses tempos modernos, com o "teclado".

Com uma palavra, você pode matar uma pessoa

O bullying é um exemplo disso. Quantos jovens já não cometeram suicídio por ter sofrido bullying online? A maioria que sofre com esse tipo de violência não comete suicídio (graças a Deus por isso), mas, infelizmente, muitas vítimas vivem o resto da vida acreditando no que ouviram de si mesmas, fazendo com que tudo que falaram a seu respeito se torne realidade.

E não é só na escola ou nas redes sociais que o bullying acontece. Tem aquele que acontece dentro de casa. A mãe que diz para a filha que ela nunca vai se casar. O pai que diz para o filho que ele não serve para nada. O filho que diz para a mãe que não vê a hora de ela morrer. A filha que diz para a mãe que a odeia. A esposa que diz para o marido que ele é um fracasso. O marido que diz para a esposa que não sente mais atração por ela.

As pessoas vão se matando aos poucos a cada comentário, a cada atitude mal pensada.

Uma vez o Senhor Jesus disse: "Ouviste que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento. Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo." (Mateus 5.21,22)

O Senhor Jesus nos ensina a cumprir os Dez Mandamentos. Muitos religiosos pensam que vivem os Dez Mandamentos, mesmo sem entendê-los. Segue-nos à risca e acabam desagradando a Deus quando não pensam duas vezes em agredir com palavras quem não pensa como eles. Ofendem, criticam, julgam, acusam, discriminam, enfim... Eles são os que mais matam. Pois, por causa deles, muitos acabam se escandalizando com a fé e, pior, perdendo a salvação. Você já viu maior matança que essa? São os verdadeiros terroristas espirituais. Fique longe deles!

Com esse tipo de pessoa, não se discute nem se conversa; só se evita.

Jesus Cristo nos ensina:
"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus."

Mateus 5.3,5,7,8,9

Do amor ao próximo: Jesus Cristo disse: 
"Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.
Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo?
E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo?
Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste."

Mateus 5.43-48

Deus é amor: 
"Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão."

1 João 4.20,21

O fruto do Espírito Santo: 
"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei."

Gálatas 5.22,23

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário: