Capítulo III - Doze sinais de possessão ou opressão
5. Medo
Não me surpreende o fato de a psicologia moderna ter tantos termos para o medo. Há uma fobia para quase todas as situações que se possam imaginar. Infelizmente, nós não as vemos apenas no meio de incrédulos, mas também entre os crentes.
O medo pode se disfarçar de um senso de responsabilidade e preocupação com problemas que podem acontecer no futuro se não forem evitados, mas, na verdade, o medo é mais do que uma simples preocupação: é um engano enviado pelo diabo para convencer as pessoas de que Deus não é poderoso e que orar é inútil. Pessoas comuns que mantêm o emprego e cuidam de suas casas podem estar carregando esse espírito dentro delas, um espírito que irá, por fim, sufocar suas vidas.
O medo é o oposto da fé. A fé diz: "Tudo parece terrível e, pela lógica, eu deveria me preparar para o pior - mas porque o Senhor é o meu Deus, Ele vai fazer o impossível e dar um jeito para mim." A fé força os obstáculos a se moverem. A fé sempre acredita que o melhor virá, não porque é irracional, mas porque ela conhece Deus intimamente. O medo, por outro lado, é pateticamente lastimável e fraco! "Tudo parece terrível, eu deveria me preparar para o pior - e não há absolutamente nada que eu ou qualquer outra pessoa possa fazer para me tirar disso. A vida é terrível; eu estou em pânico!". Ter medo é o mesmo que negar a existência de Deus.
A Bíblia fala do medo por todo Antigo e Novo Testamentos. A frase "Não temas" aparece frequentemente. O Salmo 23 fala de não se ter medo. O apóstolo João escreve: "No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo" (1 João 4.18). Em outras palavras, quando temos um relacionamento de intimidade e amor com Deus e nossas vidas estão, de fato, diante dEle, o medo não tem espaço: ele é expulso pelo amor que nós experimentamos dEle. Podemos concluir que a presença do medo pode apenas significar a ausência de comunhão com Deus - uma casa vazia, um alvo de possessão de demônios perambulantes (veja Lucas 12.4-7, 22-34).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva seu comentário: